A Transfiguração de Jesus é uma das Teofanias (do grego theos, “Deus”, e phainein, “mostrar” ou “manifestar” – “manifestação de Deus”) narradas nas Escrituras. Jesus se transfigura, se torna “glorioso” no alto de uma montanha, no Monte Tabor, conhecido como Monte da Transfiguração (Marcos, 9,2-10; Mateus 17,1-9; Lucas 9,28-36). É num monte que Deus Se revela; e, no alto de um monte, Ele faz aliança com o seu Povo. O monte é o lugar de encontro com Deus.

A manifestação gloriosa de Jesus no monte Tabor precede as dores da paixão e, portanto, foi uma consolação oferecida antecipadamente para que os discípulos pudessem compreender com mais clareza o projeto de Jesus Cristo e suportar as dores que eles também sofreriam. Fundamentada nesta lógica, a Igreja com o mesmo objetivo, celebra a festa da Transfiguração de Jesus quarenta dias antes da Exaltação da Cruz, a 14 de setembro (Segundo a tradição, o evento da transfiguração ocorreu 40 dias antes da crucificação).

“Seu rosto resplandeceu como o sol, suas vestes tornaram-se brancas como a luz, tão brancas que nenhuma lavadeira do mundo poderia alvejá-las” (cf. Mt 17,2; Mc 9,3)

Fonte: Canção Nova

#transfiguraçãodosenhor