Aos dezoito dias do mês de maio de 1969, em uma máquina de arroz, aconteceu uma 1ª reunião com o objetivo de iniciar uma nova paróquia nesta região, da Vila Triângulo.

A 1ª missa foi celebrada no dia 14/09/1969, pelo Padre Bernardo, em uma barraquinha.

A criação e instalação da paróquia aconteceu em 29/11/1970; em razão do crescimento da população e da extensão territorial, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e demarcada a nova Paróquia Santíssima Trindade.

Foi nomeado Padre Lorenzo Palomares como 1º Pároco, que aqui ficou por 6 anos, cumprindo os serviços sacramental e pastoral. Adquiriu carro, objetos litúrgicos, terrenos.

Construiu o salão, a casa paroquial e deu início à construção da Igreja. Dinamizou 13 serviços paroquiais e 3 diaconias rurais. Na época foi constituído o Sr. Orlando Piveta, como Ministro Extraordinário de Diaconia.

Dom Romeu, diácono Orlando Piveta e família

Em 1976 aconteceu a transferência do Padre Lorenzo, que muitas saudades deixou, pelo seu árduo serviço prestado no inicio da paróquia.

Em 1977 chega Padre Antonio José de Almeida, que continuou a construção da igreja e dinamizou todo o trabalho pastoral. Reorganizou a criação das diaconias urbanas, dando origem a 6 novas comunidades. Com o crescimento das lideranças, a paróquia passou a dar maior atenção à formação das equipes paroquiais, para que dinamizassem as equipes diaconais, descentralizando os serviços e dando uma atenção especial aos chefes da Igreja Base, que começavam a aumentar a partir das novenas de Natal, Via Sacra e Novena Vocacional.

Pe. Almeida missa comunidade

Em 1979 chegava o Mde. Paulo Afonso de Araújo, que impulsionou ainda mais os trabalhos através de reuniões, visitas e atendimentos às equipes paroquiais e diaconais, além de conselhos paroquiais e diaconais e celebrações nas diaconias urbanas. O CEIA Básico nas diaconias deu maior vida às Igrejas Base.

Em 1982 Padre Almeida e o Paulo Afonso vão para Roma e o novo pároco é Padre Luizinho, hoje Dom Luizinho. O seminarista Dirceu Vegini, hoje Dom Dirceu, vem para ajudar, mantendo a comunidade paroquial viva e dinâmica através da amizade, apoio e incentivo tão marcante de Padre Luizinho.

Em 1984 Padre Luizinho é nomeado bispo e Padre Albertinho toma posse, dizendo que a paróquia está bem, mas vem para dar mais um passo na caminhada e se coloca à disposição para ajudar a todos. A comunidade sentiu, nesse período, a necessidade de apoiar as famílias carentes e por isso começou a planejar o funcionamento de uma creche, ao lado da casa paroquial, hoje Creche Ismênia.

Em 1987, por motivo de saúde, Padre Albertinho se afasta da coordenação da paróquia, ficando sob responsabilidade dos seminaristas Natalício, Burin, João Carlos e o Diácono Lopes. No final do ano Padre Cesnik assume a paróquia concluindo a creche. Dinamizou a juventude, com a 1ª Romaria Jovem, a Pastoral Familiar, para preparação ao casamento religioso, para casais já casados no civil. Outro fato marcante foi a consolidação do programa de rádio, na época chamado Igreja Libertadora.

Em 1989, toma posse o Padre Antonio José Beffa, que disse na sua chegada: “Espero trabalhar sempre em conjunto com os chefes de diaconias e responsáveis de serviços”.

Desde então a paróquia nunca parou. Cresceu em todos os aspectos: no espiritual e no material; na amizade e na colaboração; no dinamismo e no aperfeiçoamento.

Algumas realizações acontecidas nos 23 anos em que esteve como pároco:

• Festa dos Motoristas por 22 anos, sempre no mês de agosto.
  • Serenata para os mortos, com missa nos cemitério às 24h.
  • Criação e consolidação de diversas pastorais, entre elas a Pastoral da Terceira Idade, (hoje Pessoa Idosa); Pastoral dos Surdos; Pastoral do Casamento; Pastoral da Sobriedade; ECC.
  • Construção da nova Igreja, em 1999, com 1.315m2.
  • Santas Missões Populares, em 2.000, com 635 missionários visitadores e 1450 missionários intercessores.
  • Construção do Centro Catequético Trindade, em 2005, com 1.552m2.
  • Construção do Salão da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em 2007, com 700m2.
  • Construção do Salão de Eventos Trindade, em 2011, com 2647,45m2.

Projeto VIDA (Viver Intensamente com Deus na Alegria), iniciado em 2008, realizando visitas missionárias, no  mês de outubro de cada ano.

Viabilizou a vinda do Padre Robson, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, de Trindade (GO), em 16 de fevereiro de 2011 e conquistou junto ao bispo Dom Celso, a elevação da Igreja da Paróquia Santíssima Trindade, em Santuário do Divino Pai Eterno, da Diocese de Apucarana (PR), na mesma data.

Criação e Organização de novas diaconias, sendo que em 2011, totalizaram 15 Diaconias, na área do Santuário do Divino Pai Eterno e 12 Diaconias, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Em 06/05/2012, Padre João Ozório de Oliveira toma posse como pároco. Dom Celso Marchiori realiza sua primeira Visita Pastoral à Paróquia, em julho e, em setembro, o Padre José Carlos Garcia é nomeado 1° vigário, para a Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Fotos históricas