A devoção ao Divino Pai Eterno, tem origem na cidade de Trindade, Estado de Goiás e que relatamos a seguir: “A devoção ao Divino Pai Eterno teve início por volta de 1840, com o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira. Eles vieram se estabelecer nas proximidades do Córrego do Barro Preto, distante aproximadamente vinte e dois quilômetros do município de Campininha das Flores, que é o bairro de Campinas, de onde se originou a cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás.

Constantino e sua esposa, muito religiosos, começaram a trabalhar na terra para plantação. Certo dia, enquanto eles lidavam no campo, a enxada tocou em algo rígido que não era pedra. Ao conferir, notaram ser um medalhão belíssimo, de barro, com tamanho em torno de meio palmo de circunferência, e onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Vigem Maria. Eles beijaram o medalhão sagrado e o levaram para casa.

Constantino e seus familiares começaram a rezar o terço, principalmente aos finais de semana. Numerosos prodígios, graças e milagres começaram a acontecer. A notícia se espalhou e aos poucos outros moradores locais passaram a rezar juntos ao Divino Pai Eterno. O número de devotos foi crescendo e a casa de Constantino já não comportava tanta gente.

Por volta de 1843 foi construída uma capela de folhas de buriti, mas esta também ficou pequena. O casal então, doa um terreno às margens do córrego Barro Preto e todos construíram uma nova capela. Constantino encomendou uma réplica da figura encontrada no medalhão, em tamanho maior e esculpida em madeira, ao artista plástico Veiga Valle, que morava em Pirenópolis – GO.

Daí surgiu a imagem venerada em Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo coroando, solenemente, a Virgem Maria. Esta imagem feita pelo famoso artista goiano, pode ser vista ainda hoje, no Santuário Velho, também conhecido como Igreja Matriz de Trindade. Uma terceira capela foi erguida em 1876. Já o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno foi inaugurado em 1912. Este primeiro Santuário passou a ser mais conhecido como Santuário Velho e, é a Paróquia Matriz de Trindade. O início da construção do Santuário Novo, deu-se em 1943, mas somente em 1994, pode se dar a ele a dignidade de ser chamado “Santuário do Divino Pai Eterno”.

Após 170 anos, surgido por um casal simples e vivenciado pelo povo, torna-se hoje um dos maiores centros de romarias de fé do Brasil. São milhares e milhares de romeiros que vão até Trindade – GO, onde se localiza o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.