Tudo começou por volta de outubro de 2009, quando nas reuniões do Conselho Paroquial junto com o pároco – na época Padre Beffa – discutiu-se da necessidade de trazer aos paroquianos uma nova “espiritualidade”, tendo em vista que de um total aproximado de 25 mil habitantes em nossa comunidade, a frequência às missas chega apenas a 10% desse total.

Pensou-se então em que esta espiritualidade poderia ser encontrada num santuário, lugar marcado pela força de uma aproximação com o sagrado; os santuários são lugares teofânicos, isto é, lugar onde o Sagrado se revela e toca o devoto de uma maneira original.

Sendo nossa paróquia dedicada à Santíssima Trindade, houvemos por bem, então, escolher um santuário que pudesse ser dedicado a Trindade Santa.

Assim, em fevereiro de 2010, fizemos uma primeira visita ao Santuário do Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade, Estado de Goiás, para conhecermos aquela devoção e ter um contato com o Pe. Robson, reitor daquele Santuário.

Em julho de 2010, numa segunda visita àquele Santuário Basílica de Trindade, Goiás, e depois de muitas tratativas, acertamos a vinda do Padre Robson de Oliveira Pereira, para o dia  16 de fevereiro de 2011, quando traria a Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno (que representa a Santíssima Trindade, coroando a Virgem Maria), e que seria doada e entronizada em nossa Igreja. Estava assim definida nossa esperança de criação do santuário.

Dessa forma, em 25 de janeiro de 2011, oficiamos ao Exmo. Revmo. Dom Celso Antonio Marchiori solicitação de criação do Santuário do Divino Pai Eterno, em Arapongas (PR). E, em 14 de fevereiro de 2011, através do Decreto 005/11, a Igreja dedicada à Santíssima Trindade, em Arapongas, foi elevada e canonicamente erigida como Santuário do Divino Pai Eterno, da Diocese de Apucarana (PR).

Em 16 de fevereiro de 2011, na presença do Pe. Robson (Reitor), Pe. Rui (Decano), Pe. Beffa (Pároco) e Pe. Marcos (Vigário paroquial), lavrou-se a “Ata de Instalação”, do Santuário do Divino Pai Eterno, em Arapongas (PR).