Caros irmãos e irmãs

Vivemos tempos difíceis com a pandemia que nos atingiu deixando sequelas, feridas e muitas dúvidas. Durante aquele momento inicial e trágico fomos convidados a permanecermos em nossas casas “participando” virtualmente das Santas Missas e orações. Óbvio que se tratava de uma emergência sanitária e as celebrações em nossa diocese voltaram a receber os fiéis já em Abril de 2020. Para que não haja dúvidas a respeito, me dirijo a todos os queridos fiéis da diocese de Apucarana, recordando que a Santa Missa Dominical é preceito divino ao qual todos somos chamados. Recorda-nos o Catecismo da Igreja Católica ao nº 2181:
“A Eucaristia dominical fundamenta e sanciona toda a prática cristã. É por isso que os fiéis têm obrigação de participar na Eucaristia nos dias de preceito, a menos que estejam justificados, por motivo sério (por exemplo, doença, obrigação de cuidar de crianças de peito) ou dispensados pelo seu pastor. Os que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem um pecado grave”.

Como recorda o Papa Francisco na sua admirável Carta Apostólica sobre a Formação Litúrgica do Povo de Deus
“O domingo, antes de ser um preceito, é um dom que Deus faz ao seu povo; e por isso a Igreja o protege com um preceito. A celebração dominical oferece à comunidade cristã a possibilidade de ser formada pela Eucaristia” (Desiderio desideravi 66)
O Cristo que desejou ardentemente comer esta páscoa convosco, antes de sofrer”. (Lc 22,15) nos convida e convoca a participarmos presencialmente da Santa Missa, recordando-nos que “Ninguém ganhou um lugar naquela Ceia. Todos foram convidados. Ou melhor dito: todos foram atraídos para lá pelo desejo ardente que Jesus tinha de comer aquela Páscoa com eles”(Desiderio desideravi 4)

Assim VOLTEMOS A MISSA PRESENCIAL, ao alimento que o Senhor nos oferece em Seu Corpo e Sangue. Não basta o virtual. É preciso o encontro presencial com o Senhor e com os irmãos e irmãs. Como é bela a celebração Eucarística, vamos redescobrir a cada dia, a beleza da verdade da Celebração Cristã.

Ninguém mais é obrigado ao uso de máscaras e ninguém deve ser privado de usá-las. Devemos manter o cuidado necessário e celebrar com alegria o Mistério de Cristo celebrado presencialmente na Eucaristia Dominical e diária.
Que a Virgem Maria, Senhora de Lourdes, nos fortaleça em nossa caminhada, sempre alimentados pela Divina Eucaristia.

Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana

Apucarana, 24 de Agosto de 2022.