Dia Mundial das Missões foi criado em 1926, pelo Papa Pio XI e celebra-se no penúltimo domingo do mês de outubro. Neste ano, a data será em 23 de outubro.

O mês de outubro inicia-se com a Festa Litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus. Ela foi proclamada Padroeira das Missões, em 14 de dezembro de 1927.

Brasil e as raízes missionárias

Por volta de 1549, os padres jesuítas chegaram no Brasil com a missão de evangelizar os povos que habitavam o país. Dava-se, assim, início as primeiras missões em solo brasileiro. O grande nome por trás dessas missões é de São José de Anchieta. O padre jesuíta criou até um manual para facilitar a comunicação dos sacerdotes, que falavam apenas português de Portugal, com os nativos brasileiros.†

Fruto das Missões Jesuítas no Brasil

Um dos maiores frutos das missões dos jesuítas no Brasil foram os colégios criados por esses sacerdotes, que até hoje ajudam de forma efetiva na educação sistêmica, moral e cristã no país.

Mês das Missões no Brasil

Em 1972, no Brasil, o mês escolhido para celebrar as missões é outubro. Neste mês, campanhas Missionárias são realizadas sob a orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB por todo o país. Essas campanhas têm o intuito de conscientizar a população sobre a importância das missões, das vocações que nascem dentro do seio familiar e nas comunidades eclesiásticas.

Fonte: Rede Século 21