Hoje a Igreja celebra a memória de São Lucas, Evangelista. Ele nasceu em Antioquia da Síria. Foi médico e se converteu ao cristianismo pelo apóstolo São Paulo, com quem esteve em missão constantemente.

O apreço que São Paulo tinha por São Lucas ficou claro muitas vezes, o considerava portador de zelo e fidelidade no coração. Juntos, fizeram muitas viagens.

A docilidade de Lucas ao Espírito Santo lhe deu o carisma da inspiração e da vivência em comunidade.

O Evangelho de boa parte das Missas de Nossa Senhora é retirado de São Lucas. Ele foi quem mais nos contou a vida de Maria nos revelou o coração da Mãe.

Nas vezes em que foi preso em Roma, São Paulo contou com São Lucas. Ele o ajudava no apostolado, consolava-o e o atendia como médico nos seus sofrimentos.

Antes do martírio, São Paulo diz a Timóteo que “Lucas é o único companheiro” na sua prisão. Os outros o haviam deixado.

Segundo São Jerônimo, Lucas viveu até os 84 anos e foi mártir. Ele é o Padroeiro dos médicos.

Rezemos: Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar, em suas palavras e escritos, o mistério do Vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do Vosso nome perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo ver a Vossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Lucas, rogai por nós!

(Fonte: Milícia da Imaculada)