Apucarana, 19 de outubro de 2023.

Nestes dias, em que assistimos horrorizados a escalada da violência no Oriente Médio, que ameaça, mais uma vez, a paz mundial, ouvimos também a voz corajosa do Papa Francisco bradando pela paz:

• “Que as armas silenciem! Que se ouça o grito de paz dos povos, das pessoas, das crianças! Irmãos e irmãs, a guerra não resolve nenhum problema, apenas semeia a morte e a destruição, aumenta o ódio e multiplica a vingança. A guerra apaga o futuro”.
  • “Peço aos fiéis que assumam apenas um lado neste conflito: o da paz”.
  • E nos propõe um dia de jejum pela paz: “Decidi convocar um dia de jejum e de oração, de penitência, na sexta-feira, dia 27 de outubro. Nessa tarde, às 18 horas, em S. Pedro, viveremos, em espírito de penitência, uma hora de oração para implorar a paz para os nossos dias, a paz neste mundo. Peço a todas as Igrejas particulares que participem, preparando iniciativas semelhantes que envolvam o Povo de Deus”.

Atendendo à solicitação do Papa, peço que em todas as paróquias, neste final de semana, seja avisado que a SEXTA-FEIRA, DIA 27, será dia de JEJUM e ORAÇÃO pela PAZ. Convoco que em cada paróquia se organize uma hora de Adoração ao Santíssimo Sacramento e se celebre a Santa Missa “Em tempo de guerra ou calamidade” (pág. 913 do Missal Romano).  Em anexo o Texto para a Hora Santa pela Paz.

Unidos ao Papa, rezemos pelo mundo ferido pela violência e dilacerado pela discórdia!

Dom Carlos José de Oliveira Pe. Marcos Donizete Bertanha