Hoje a Igreja celebra a memória da Apresentação de Nossa Senhora. Essa festa tem base e pistas no proto evangelho de São Tiago.

O que dá validade ao fato é a Tradição. Ela é relacionada à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, erguida no ano de 543, próxima ao Templo de Jerusalém.

Os manuscritos narram Joaquim e Ana com a graça de uma filha, Maria, que se dedicou completa e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção.

A comemoração da Apresentação de Maria surge do meio dos fiéis, tanto no Oriente, quanto no Ocidente, e foi acolhida pela Igreja em sua liturgia. Sendo assim, a festa consta no Missal Romano a partir do ano de 1505, e procura exaltar Cristo por meio da Virgem Maria.

A Beata Maria do Divino Coração tinha uma devoção à festa da Apresentação de Nossa Senhora, e escolheu que os atos mais significativos de sua existência viessem a se concretizar nesta data.

Em 21 de novembro de 1964, o então Papa Paulo VI, na 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e proclamou Nossa Senhora Mãe da Igreja.

Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!

(Fonte: Milícia da Imaculada)