Hoje, 6 de dezembro celebramos São Nicolau.

Nicolau nasceu numa família rica e muito piedosa, por volta do ano 275, na Lícia, atual Turquia. Sacerdote da diocese de Mitra, dedicou-se à evangelização e conversão dos pagãos, num período de perseguição religiosa.

Extremamente caridoso, distribuiu sua herança aos pobres. Eleito bispo de Mira, foi preso na perseguição de Dioclesiano, por volta de 310. Antes de ser condenado à morte, foi publicado o Edito de Milão no ano 313, que concedia a liberdade religiosa, o que lhe salvou a vida.

São Nicolau recebeu de Deus o poder dos milagres, especialmente em favor dos doentes. Sua caridade, porém, foi o que o tornou um dos santos mais conhecidos e amados, no Oriente e no Ocidente.

Um caso particular ilustra mais a sua fama: sabendo que um pai pobre tencionava entregar suas três filhas à prostituição, por não ter como pagar o dote dos seus casamentos, Nicolau jogou pela janela da casa três bolsas com o dinheiro necessário. Este fato, e a tradição que menciona suas doações, sempre anônimas, de moedas de ouro, comida e roupas para os pobres e viúvas, e presentes para as crianças, deu origem à lenda natalina de “Papai Noel”.

São Nicolau, rogai por nós!

Fonte: Portal A12