Quarenta dias depois de ter celebrado o Natal, a Igreja celebra, neste dia 2 de fevereiro, a Festa da Apresentação do Senhor.

De acordo com a legislação do Antigo Testamento, a mulher que dava à luz a um filho homem deveria se apresentar aos 40 dias no Templo para a sua purificação. E assim foi feito.

Iluminados pelo Espírito Santo, Simeão e a profetisa Ana, autoridades religiosas de seu tempo, reconheceram a divindade do Senhor naquela criança, apresentada por Maria e José e o anunciaram com júbilo. Por isso, neste dia, também nos reunamos em verdade e reconheçamos Jesus como nosso Redentor.

A Festa da Apresentação do Senhor é o presságio do mistério da Salvação, em que a Luz que ilumina as nações, a qual é o próprio Cristo, vem ao encontro de todos a fim de oferecer a misericórdia e a libertação tão esperada por Israel e por todos os confins da Terra. Para os cristãos, é um dia de oferta a Deus. Devemos nos entregar para que Ele nos oriente e dê o encaminhamento para nossa vida.

Imersos na Palavra desta Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor, possamos reconhecer Jesus como o Sacerdote por Excelência, por meio da entrega do seu próprio ser, em prol do Mistério da Salvação a todos nós: Luz que ilumina as nação e glória a todos os povos.