Hoje, celebramos a Solenidade da Anunciação, ou seja, quando o Arcanjo Gabriel apareceu à Virgem Maria para anunciar o nascimento de Cristo. Vamos conhecer 3 curiosidades sobre ela?

1. O que significa a palavra “Anunciação”?

Deriva da mesma raiz da palavra “anunciar”. O Arcanjo Gabriel anuncia o nascimento de Cristo com antecipação. “Anunciação” é simplesmente uma maneira antiga de dizer “o anúncio”.

Embora este termo costume ser aplicado ao anúncio do nascimento de Cristo, pode ser utilizado também em outros casos. Por exemplo, em seu livro “A infância de Jesus”, Bento XVI tem seções como “A anunciação do nascimento de João” e “A anunciação a Maria”, porque o nascimento de João Batista também foi anunciado com antecipação.

2. Quando é celebrada a Anunciação e por que, às vezes, muda-se a data?

A Solenidade da Anunciação é celebrada em 25 de março, isto é, nove meses antes do Natal (25 de dezembro), representando os nove meses que Jesus passou no ventre materno.

Entretanto, às vezes, a Anunciação coincide com a Semana Santa, cujos dias têm uma posição litúrgica superior a esta solenidade. De acordo com o Missal Romano: “Todas as vezes que esta solenidade acontece durante a Semana Santa, é transferida para a segunda-feira seguinte ao segundo domingo de Páscoa”.

3. Por que a reação de Maria é diferente da de Zacarias?
Em ambos os casos, realizaram uma pergunta ao anjo (Zacarias perguntou como poderia saber se o que foi anunciado aconteceria; Maria perguntou como iria acontecer);

À primeira vista, a reação de Maria diante de Gabriel poderia se assemelhar à reação incrédula de Zacarias, mas é fundamentalmente diferente:

– Zacarias perguntou como poderia saber se o que o anjo dizia seria verdade. Sua atitude era de ceticismo;
– Maria, ao contrário, perguntou como seriam cumpridas as palavras do anjo. Sua atitude foi de uma fé que busca compreender.

A aceitação de Maria deste papel é transcendental, porque ela será a Mãe do Filho de Deus. Apesar dos sofrimentos, em suas diversas formas, ela se colocou por completo a serviço da vontade de Deus, tornando-se protetora do Menino que um dia nasceria e salvaria com amor o mundo.

Fonte: Canção Nova