EzequielSelect another book


Chapter 35 of 48

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:

2“Filho do homem, volta-te para o lado da montanha de Seir, e profetiza contra ela;*

3Dize-lhe: eis o que diz o Senhor Javé: é contra ti que venho, monte de Seir; eu vou levantar a mão contra ti. Farei de ti um deserto e uma solidão;

4reduzirei as tuas cidades a ruínas, a fim de que saibas que sou eu o Senhor.

5Já que tens nutrido ódio eterno pelos israelitas, e os entregaste a fio de espada no dia de sua aflição, e ao termo da sua iniquidade,

6pois bem: por minha vida – oráculo do Senhor Javé –, eu te entregarei ao sangue, e o sangue há de perseguir-te; porquanto não te horrori­zes em derramar sangue, o sangue há de perseguir-te.

7Farei da montanha de Seir um deserto e uma solidão, e suprimirei da terra todos os transeuntes.

8Cobrirei tuas montanhas de cadáveres: sobre teus outeiros, teus vales e tuas torrentes tombarão aqueles a quem corta o gládio.

9Eu te reduzirei a solidões eternas; tuas cidades serão despovoadas. Assim saberás tu que eu é que sou o Senhor.

10Já que disseste: as duas nações, os dois países serão meus, e tomarei posse deles, ainda que o Senhor aí resida,*

11pois bem: por minha vida – oráculo do Se­nhor Javé –, eu te tratarei com a mesma furiosa cólera com que os trataste, e me farei conhecer no modo por que hei de exercer o meu julgamento contra ti.

12Saberás que eu, o Senhor, ouvi todas as blasfêmias que proferiste contra as montanhas de Israel quando dizias: ei-las devastadas! Elas nos são dadas como pasto.

13Haveis-me afrontado com uma multidão de palavras insolentes contra mim. Eu as ouvi.

14Eis o que diz o Senhor Javé:

15enquanto toda a terra estiver em alegria, farei de ti uma solidão. Porque te tens alegrado com a devastação da herança da casa de Israel, eu te tratarei do mesmo modo: serás devas­tada, montanha de Seir, assim como todo o território de Edom. Assim reco­nhecerás que sou eu o Senhor”.